O que a movimentação do Mozilla nos mostra sobre o mercado de segurança na internet
A pandemia de Covid – 19 afetou inúmeras empresas, incluindo empresas famosas, como a Mozilla, conhecida pelo seu navegador Firefox. Recentemente, a Mozilla anunciou um plano de reestruturação através de uma carta divulgada no dia 11 de agosto, que inclui a demissão de aproximadamente 250 funcionários.
Em 2018, a Mozilla tinha cerca de 1.000 funcionários ao redor do mundo. Entretanto, esse número não vinha sendo atualizado desde então. Porém, sabe-se que a reorganização interna da empresa já vinha ocorrendo. Início do ano, esse processo já tinha resultado na demissão de 70 pessoas. Assim, este corte representa aproximadamente ¼ do time global atual da empresa, resultando no fechamento das operações da companhia em Taipei, em Taiwan.
A empresa global já havia declarado que seu plano para 2020 era aumentar a relevância do Firefox e ajustar as finanças da organização, para assim, garantir a estabilidade financeira da companhia a longo prazo. Entretanto, a pandemia de Covid – 19 alterou os planos de várias organizações, incluindo a Mozilla.
Mudanças de planos da Mozilla devido à pandemia
Mitchell Baker, CEO da Mozilla, afirmou que a pandemia de Covid 19 afetou significamente os lucros da empresa: “Nosso plano pré-COVID não é mais viável. Falamos sobre a necessidade de mudanças — incluindo a possibilidade de demissões — desde a primavera [segundo trimestre]. Agora, essas mudanças se tornaram reais.”
Por isso, a companhia pretende mudar o foco para o desenvolvimento de produtos mais rentáveis como o app de leitura Pocket, a Mozilla VPN e a plataforma de interação digital Mozilla Hubs. Baker disse ainda que a Mozilla pretende criar produtos com foco em segurança e privacidade.
Novas medidas de segurança e privacidade
Enhance Tracking Protection 2.0
Em agosto de 2020, a Mozilla disponibilizou o Enhance Tracking Protection 2.0 como uma nova medida de segurança disponibilizada aos usuários do navegador Firefox. Esta é uma nova medida anti-rastreamento e protege automaticamente a privacidade do usuário enquanto navega na internet.
Desta forma, o usuário consegue bloquear rastreamentos indevidos ou abusivos e que coletam informações de hábitos e interesses de navegação, além de ter proteção contra scripts maliciosos, como por exemplo, aqueles que drenam os recursos de bateria ou sistema para mineração criptomoeda. Este tipo de trabalho da Firefox não é novo, pois na versão 63, lançada em 2018, já havia proteção aprimorada de rastreamento, bloqueio de cookies e acesso ao armazenamento de rastreadores de terceiros. Porém, o Enhance Tracking Protection 2.0 apresenta diversas melhorias como impedir que rastreadores conhecidos acessem informações excluindo cookies e dados do site a cada 24 horas, mostrando como a Mozilla está investindo em produtos com foco em segurança e privacidade.
Firefox 80
Além do Enhance Tracking Protection 2.0 , a Mozilla também lançou o Firefox 80 que já se encontra disponível para Windows, Linux e Mac. Essa nova versão do Firefox tem como principal objetivo corrigir falhas de segurança. Além disso, esta nova versão pretende ser a última programada para o Firefox 68 ESR (68.12), a não ser que encontrem um problema crítico de segurança antes do lançamento do Firefox ESR 78.3 no próxima dia 22 de setembro de 2020.
Mozilla VPN
Lançado oficialmente em seis países, o Mozilla VPN ainda não está disponível para Linux, porém está a caminho. O serviço de privacidade está disponível para países como EUA, Nova Zelândia, Reino Unido, Canadá, entre outros. Os benefícios do VPN são focados em segurança e privacidade tais como ter melhor segurança no uso de Wi-Fi público, navegação anônima e sem registro de IP e criptografia no nível de rede.
O Mozilla VPN possui um custo de US$ 4,99 por mês e seus assinantes possuem todos os recursos disponibilizados pela maioria dos planos de redes privadas virtuais. Além, o assinante ainda pode usar o serviço em cinco dispositivos diferentes.
Essas movimentações e mudança de foco da Mozilla demonstram que a segurança e a privacidade nas redes é um tipo de mercado em expansão. O número de ataques e tentativas de fraudes e e-commerces aumentou durante a pandemia de Covid 19 e isso evidencia uma necessidade de maior proteção na navegação e privacidade do usuário. Além disso, com a implantação do trabalho remoto em algumas empresas , aumentou o número de ataques de força bruta, pois alguns sistemas RDP (remote desktop protocol) estavam mal configurados e hackers se aproveitam dessas vulnerabilidades para atacar esses sistemas.
A Mozilla obtinha parte do seu lucro através de motores de busca, royalties, assinaturas e anúncios publicitários. Entretanto, há indícios que esses setores tiveram uma queda durante a pandemia. O Firefox ainda é o projeto mais importante da Mozilla, porém os novos serviços oferecidos como, por exemplo, a criação de um VPN pago são exemplos de iniciativas que evidenciam os esforços progressivos da organização para se reinventar. Assim, a mudança de foco da Mozilla também pode evidenciar uma maior procura e necessidade de segurança e privacidade por parte de usuários em navegadores e empresas corporativas.